domingo, 10 de junho de 2012

Firmino Filho ri, de orelha a orelha

Ao lado do correligionário Fernando Said, Firmino Filho sorri diante do quadro pré-eleitoral favorável

O panorama delineado pelas principais forças político-partidárias do Piauí, a menos de quatro meses das próximas eleições municipais, é cada vez mais favorável ao deputado estadual Firmino Filho (PSDB), pré-candidato tucano à Prefeitura de Teresina. Esta situação não deixa de ser surpreendente, considerando, mais recentemente, as derrotas peessedebistas nas eleições de 2006 e 2010 para o Palácio de Karnak. E tudo por causa de uma generalizada desarticulação da chamada base aliada do governador Wilson Martins, que deixou claro não pretender apoiar os dois pré-candidatos supostamente governistas.

Firmino Filho é o líder de todas as pesquisas pré-eleitorais realizadas até o momento. Desde que a pré-candidatura da deputada estadual Rejane Dias (PT) foi implodida por seus próprios companheiros, ele passou a ostentar mais de 50% das intenções de voto, o que daria ao PSDB uma vitória no primeiro turno das eleições municipais deste ano. Isso não seria propriamente uma novidade, já que os tucanos venceram no primeiro turno as eleições ao Palácio da Cidade em 1992, com Wall Ferraz, 2000, com Firmino Filho, e 2008, com Sílvio Mendes.

O aparente racha na base aliada seria mais um fator a beneficiar o pré-candidato do PSDB, como se não bastasse seu excelente desempenho nas pesquisas. Afinal, o que se vê é o governador nada disposto a apoiar o prefeito Elmano Férrer, pré-candidato do PTB à reeleição, embora os petebistas sejam aliados de Wilson Martins, participando da administração estadual, com vários cargos, e compondo a base governista na Assembleia Legislativa. A opção pelo outro pré-candidato governista – o deputado federal Marllos Sampaio (PMDB) - à Prefeitura de Teresina está igualmente descartada.

Nenhum comentário: