domingo, 22 de novembro de 2009

LUZILÂNDIA: Roça Velha já fabrica cajuína e outras variedades do cajú

O povoado Roça velha - Zona Rural de Luzilândia - foi palco sexta, dia 20, de um grande acontecimento socio-econômico para a vida dos agricultores familiares daquela região luzilandense. É que o EMATER-PI, através da Diretoria de Empreendedorismo ali encerrou um Curso de Beneficiamento do Pedúnculo do Caju, objetivando agregar valor à produção e gerar emprego e renda, tendo como ministrantes as extensionistas Maria Luiza e Gercinda Lira. O curso foi direcionado a um grupo de pequenos produtores de caju residentes nos povoados Roça Velha, Salitre, Mata do Salitre e Cajuizal, os quais serviram no encerramento a cajuína, o vinho, o licor, geléia, doce, rapadura, batida, bolo, coxinha, paçoca e o creme de caju.




Fizeram-se presentes ao ato o diretor Domingos Marques, Dr. Neto Lima, supervisor Pedro Gomes, Manoel Neto, Margarete Marques e muitos populares da região, que teve o Sr. Antonio Tomaz como anfitrião.




Para o Diretor de Empreendedorismo do EMATER, Dr. Domingos Marques, que também aniversariou naquela data, "A importância do treinamento, além de viabilizar o resgate e a valorização de uma das frutas históricas de nossa região é um atalho para melhorar a condição de vida dos produtores que nada aproveitavam além da castanha do cajú".



Nenhum comentário: