terça-feira, 20 de outubro de 2009

EMATER-PI TAMBÉM PARTICIPOU DO BRASIL RURAL CONTEMPORÊNEO NO RIO DE JENEIRO.





O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí, através do Diretor de Empreendedorismo, advogado Domingos Marques, participou do BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO - VI FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA , realizada de 07 a 12 de outubro último no espaço de eventos Marina da Glória, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. O grande acontecimento de empreendedores foi mais uma promoção do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(Incra), com apoio e patrocínios de diversas outras instituições, como o Emater, por exemplo.


Segundo Domingos Marques, “o evento contou com stands das 27 Unidades da Federação, onde 650 produtores divulgaram, expuseram e comercializaram ao público, 10 mil tipos de produtos.” Ele informou ainda que o stand do Estado do Piauí contou com o Mel e suas variedades, através da CASA APIS de Picos e COMAPI de Simplício Mendes; Com as variedades do Cajú, através da COCAJUPI, também de Picos; Com o artesanato, através da Comunidade ZABELÊ, de São Raimundo Nonato e a Opala, através do grupo TALENTOS BRASIL, de Pedro II.


A participação do público carioca foi acima do esperado, fato que proporcionou aos expositores trazerem na bagagem mais experiências de vida e lucros.





Domingos se disse impressionado com o nível de organização dos agricultores familiares, com quem teve a oportunidade de obter importantes informações, além de ter trocado idéias também com diversos outros participantes e apoiadores de outros estados, sempre tendo como foco experiências voltadas para o sistema de produção, comercialização e principalmente inovações empreendedoras.


Ele finalizou informando que em seu trabalho, à frente da Diretoria de Empreendedorismo Emater, lutará para incluir na programação da VII Fenafra, em 2010, de outros produtos de agroindústrias do Estado, como o umbu, o buriti e diversos outros de comunidades quilombolas, inclusive com atrações de caráter cultural.




Nenhum comentário: